Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Vinhos e Sabores >

imprimir
Detox – A cura através das maçãs
A Dieta das Maçãs

Sempre que um ano começa, é tempo de mudança, de renovar promessas e hábitos, estruturar metodologias e motivar-nos para fazer diferente e melhor. Esse parece ser o spot motivacional de um Janeiro que é frio, seco e muitas vezes ventoso.

Na Medicina Ayurveda também existe essa mudança. Tal como já referi em edições anteriores, esta é uma ciência que nos está continuamente a ensinar a integrar os princípios do Ayurveda na nossa vida diária, a cozinhar para nós usando alimentos frescos, a comer segundo o ritmo das estações do ano e a manter horários regulares para as refeições. Por isso, o primeiro mês do ano também é apropriado para reflectirmos sobre a importância desta alimentação tão especial.

Igualmente importante é comer no momento mais adequado do dia, que determina o sucesso da boa ou má digestão. O Agni, o nosso fogo digestivo, desempenha um papel muito importante, juntamente com o que comemos, na eliminação das toxinas do corpo.

E o que comer? Esta é talvez a questão mais delicada, mais comentada e mais discutível na Medicina Ayurveda. Os alimentos recomendados são essencialmente os que equilibram as qualidades das estações do ano e indicados para a nossa constituição, seja ela Vata, Pitta ou Kapha, ou aqueles que nos curam e estabilizam dos prováveis desequilíbrios que possamos estar a viver no momento actual.

Também é verdade que em Janeiro queremos muitas vezes fazer mudanças radicais à nossa alimentação, ao estilo de vida, acabar com maus vícios e pôr fim a relações tóxicas. No entanto, tudo o que começa muito rápido, acaba da mesma maneira. A mudança – para ser sustentável, contínua e ter profundidade – requer um processo gradual de planeamento e implementação, em que certas e determinadas rotinas são negociáveis, mas outras ainda não.

Por isso, devemos estabelecer um ritmo diário simples, com pequenos novos hábitos, e depois de estes já estarem consolidados e incorporados no nosso quotidiano, avançar na negociação para outros.

Um dos primeiros passos que podemos implementar na nossa rotina diária é raspar a língua e lavar os dentes assim que acordamos. Durante a noite, o fluxo sanguíneo no cérebro aumenta e as células cerebrais diminuem de tamanho. Isto acontece para permitir que substâncias nocivas e tóxicas acumuladas durante o dia possam ser eliminadas, sendo depositadas na língua, nas gengivas e nos dentes. Acordar com a língua esbranquiçada, amarelada ou acastanhada são sinais dessa toxicidade a que a Medicina Ayurveda chama de "Ama". Raspar a língua com um raspador apropriado e lavar os dentes impede a inversão do curso das toxinas, para que não regressem ao sistema digestivo com a primeira ingestão de líquidos ou alimentos.

Outro passo simples e importante é preparar o organismo que está em jejum para receber alimentos. E a melhor forma é beber um copo de água morna com umas gotas de uma fatia de limão fresco , logo a seguir à higiene da língua e dos dentes. Os benefícios são imensos:
•Propriedades digestivas – ajuda na eliminação de toxinas do corpo. Dado a sua composição atómica ser similar à saliva e ao ácido clorídrico do estômago, estimula o fígado a produzir bílis, um ácido muito importante no processo da digestão.
•Diurético e purificador – as toxinas são libertadas a um ritmo mais acelerado, favorecendo o tracto urinário saudável.
•Estimulador do sistema imunológico – O ácido ascórbico, mais conhecido por vitamina C, possui efeitos anti-inflamatórios e melhora a absorção do ferro, tão importante para a função imunitária.
•Equilibra os níveis de pH – O limão, embora seja um alimento ácido, dentro do nosso corpo actua como sendo alcalino, dado que não cria acidez no corpo quando metabolizado. O seu consumo gradual pode reduzir significativamente a acidez total do organismo, inclusivamente o ácido úrico nas articulações.
•Regenera a pele – A vitamina C é fundamental para uma pele saudável e radiante, onde o poder alcalino do limão elimina bactérias causadores de acne e outras inflamações, e o seu poder antioxidante ajuda na redução das rugas e manchas da pele.
•Energético e melhora o humor – o limão é um dos alimentos que possuem mais iões com carga negativa, proporcionando ao organismo mais energia aquando consumido. O seu aroma é altamente benéfico para melhorar o humor e desocupar a mente.
•Promove a cura de feridas – A viatmina C promove a cura de feridas e a saúde dos ossos, cartilagens e tecido conjuntivo.
•Hidrata o sistema linfático – A água com limão ajuda o sistema imunitário através da hidratação e da reposição de fluidos perdidos pelo corpo, evitando sensação de cansaço, prisão de ventre, falta de energia e insónia.
•Auxilia na perda de peso – A pectina do limão ajuda a moderar os desejos exagerados de comer. São vários os estudos que comprovam que dietas mais alcalinas ajudam a perder peso mais rapidamente.

Embora os grandes detoxes devam ser feitos nas estações de transição – Primavera e Outono –, em Janeiro também podemos fazer um pequeno detox de todos os exageros de gorduras e açúcares que consumimos nas festividades de fim de ano. O nosso fígado encontra-se saturado e sobrecarregado, a precisar de limpeza e desintoxicação. Mas, semelhante ao ritmo diário e à mudança gradual de hábitos, esta desintoxicação também deverá acontecer de forma serena e faseada, sem prejudicar o funcionamento do nosso corpo físico, mental, emocional e espiritual.

A dieta das maçãs é óptima para desintoxicar o fígado e todo o organismo, purificando o sangue e reestabelecendo toda a omesostase que nos devemos preocupar por manter. Produz uma maior sensação de saciedade, praticamente não contém gordura, exerce um efeito diurético natural e, devido à sua riqueza em vitaminas do grupo B, os seus açúcares metabolizam-se facilmente e não se transformam em gordura, ao contrário do que acontece com os produtos de pastelaria refinada.

Idealmente deveríamos passar um dia inteiro só a fazer esta dieta, mas para que isso aconteça é essencial fazer uma preparação de 3 dias e retirar gradualmente as gorduras, os açúcares e os estimulantes.

Nesta preparação, o recomendado seria fazer uma alimentação totalmente vegetariana; no entanto, para quem não é vegetariano poderá haver uma alternativa deste género:

Dia/Refeição - Pequeno almoço / Almoço / Jantar

1 - Chá + torrada c/ghee / Bife de peru + abacaxi grelhado e caramelizado com um pouco de xarope de ácer/ Creme de legumes + fruta cozida

2 - Papas de aveia com bebida vegetal / Peixe grelhado com legumes ao vapor / Creme de legumes + fruta cozida

3 - Chá + torrada c/ghee / Feijoada ou hamburguer vegetariana com especiarias, acompanhado com quinoa / Creme de legumes + fruta cozida

4 - Dieta das maçãs


Estabelecer um plano, definir um método e ganhar coragem e determinação para implementar é muito mais que um desafio para atingir um objectivo: é iniciar uma nova dinâmica, consciente da responsabilidade e do autocuidado que temos de ter com a nossa saúde e garantir o equilíbrio, o bem-estar e a longa vida. Viva mais Ayurveda!

Bom apetite!

Por António Rosa
Técnico de Medicina Ayurveda

Um agradecimento especial pela disponibilidade e revisão do artigo à minha formadora Rosa Batista – Terapeuta de Medicina Ayurveda, reconhecida pela Amayur – Associação Portuguesa de Medicina Ayurveda e fundadora do Wonderveda – Centro de Bem-Estar.

Disclaimer/Rodapé:
Este artigo é meramente informativo e não pretende diagnosticar ou tratar qualquer tipo de sitntomatologia ou patologia. Em caso de dúvida ou interesse num aconselhamento terapêutico individualizado, contacte o autor para um correto encaminhamento profissional.


Dieta das maçãs

Ingredientes:
•5 maçãs (qualquer tipo, excepto Granny Smith)
•1,5 L água
•2 estrelas de anis
•2 paus de canela
•2 pedaços de gengibre fresco (tamanho do dedo indicador)
•1 casca de limão

Preparação:
1.Lave as maçãs com casca (opcional) e coza-as com os ingredientes todos durante 20/25 min.
2.Escorra a água para um recipiente e reserve.

Nota:Deve beber a água da cozedura das maçãs, morna, sempre que tiver sede ao longo do dia. Esta água funciona como um chá com muitas propriedades benéficas para o organismo.

Se tiver necessidade para um dia inteiro, pode repetir a receita ou fazer inicialmente o dobro da quantidade.

Por António Rosa, 28-02-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos