Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
7
0
0
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Carnaval
Em Fornos de Algodres

No primeiro de Março, iniciou-se mais uma aventura, de autocarro, muito bem composto de participantes, e com disposição para o convívio e o folguedo.

Nos 1.º e 2.º dias
Saída no horário combinado, e, após uma paragem técnica, chegámos aos arrabaldes da Estrela Geopark Mundial da Unesco, serra da Esgalhada, e mais concretamente ao Palace Hotel & SPA – Termas de S. Miguel, em Forno de Algodres.

Após um pequeno período de descanso, pelas 20h iniciou-se o jantar, que manteve a tradição da época, quer com um belíssimo bufete de temática brasileira, com diversas iguarias gastronómicas, quer porque era sábado de Carnaval, com os mascarados, que se foram notando, com mais intensidade após a refeição.

Iniciado o desfile carnavalesco para atribuição de prémios aos 3 melhores mascarados, o júri atribuiu o 2.º prémio ao “mágico” do nosso grupo, findo o qual se retomou a “folia” até final da música. Ficou a foto para ilustrar o acontecimento.

No dia seguinte, por sinal um dia muito frio, o grupo foi permanecendo pelo hotel até ao almoço, findo o qual rumou a Seia – onde decorria a Feira do Queijo da Serra da Estrela, muito frequentada e animada, com provas de queijo e outras iguarias e onde se podiam comprar algumas lembranças alusivas à feira, observar alguns exemplares de ovinos que foram a concurso nos dias anteriores e… ver a banda passar.

Posteriormente, regresso ao hotel, para jantar e alojamento. A festa continuou no dia seguinte.

No 3.º dia
O dia amanheceu cinzento e a chuva parecia que ia começar a cair.

Os foliões foram aparecendo, com boa-disposição para um pequeno-almoço bem variado e ao gosto de cada um, para em seguida partirmos rumo a Celorico da Beira.
Apesar das condições meteorológicas, pudemos no caminho apreciar a natureza que se apresentava já primaveril, e no meio de tanto verde, enormes manchas de do amarelo muito próprio das mimosas, e o cor-de-rosa dos pessegueiros.

A primeira paragem foi numa fábrica de queijo artesanal, onde fomos muito bem recebidos, com uma enorme simpatia, onde nos foi explicado todo o processo de fabrico: pudemos saboreá-lo e assistir ao manuseamento da coalhada. Seguimos viagem até ao Restaurante de Santo António, onde nos foi servido um cozido à portuguesa, típico daquela região nesta época carnavalesca.

Depois deste bom repasto, visitámos o museu do agricultor e do queijo, um espaço onde pudemos ver vários utensílios para o seu fabrico. Neste museu, pudemos também apreciar a decoração de uma casa de outros tempos, como numa viagem ao passado. Seguiu-se uma visita à Casa do Queijo, bem recheada dos produtos típicos da região: queijos, vestuário, calçado, brinquedos – para todos os gostos e carteiras!
Estava planeada uma visita ao Castelo de Celorico da Beira, mas a chuva não permitiu a sua realização.

Era então hora de regressar ao hotel, para se iniciarem os preparativos de mais uma noite de Carnaval! Um bom jantar, desfile de máscaras, bailarico e boa-disposição sempre presentes! Foram atribuídos os prémios para as melhores máscaras da noite.

No 4.º dia
O dia apareceu ameno e sem chuva. Depois de mais um pequeno-almoço, era hora de fazer as malas. As miniférias estavam a terminar!... Mas antes disso, ainda houve tempo para conversar um pouco, jogos de cartas, dominó, bilhar e almoço!

À hora marcada, arrancámos em direcção ao Porto, sem esquecer os agradecimentos àqueles que nos proporcionaram estes dias de convívio e diversão, e pensando já na realização do próximo evento!

Por Balbina Taborda e Rosa Fontoura, 25-04-2025




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos