Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Caminhadas >

imprimir
Caminho de Santiago pela Costa
Em 12 etapas

Os caminhos de Santiago são os percursos dos peregrinos que afluem a Santiago de Compostela desde o século IX para venerar as relíquias do apóstolo Santiago Maior, cujo suposto sepulcro se encontra na catedral de Santiago de Compostela.

A peregrinação foi uma das mais concorridas da Europa medieval, cuja importância era superada só pela Via Francigena, com destino a Roma e Jerusalém, sendo concedida indulgência plena a quem a fizesse.

A caminhada é composta por 12 etapas, e o regresso à origem será efectuado sempre em autocarro. A última etapa terá estada em Santiago, e o regresso ao Porto far- se-á no dia seguinte, domingo, por volta das 16 horas.

Por motivos que se prendem com a actual situação pandémica, que infelizmente teima em manter-se, será da responsabilidade dos sócios o almoço em cada uma das etapas.
Ao longo do caminho, encontraremos pequenos cafés e restaurantes que não se arriscam a aceitar reservas para grupos. Assim, e porque o seguro morreu de velho (dizem...), sem prejuízo de até ser possível dividirmo-nos pelos diferentes locais para almoçar, o mais avisado será cada um levar, sempre, uma ligeira merenda.

O preço inclui o custo da Credencial da Vieira e do Certificado de Distância Percorrido e da Compostela, que será aproximadamente de € 10,00.

O almoço de domingo será da responsabilidade dos sócios, para que possam desfrutar do dia em Santiago como bem entenderem, sem o constrangimento de horário para o almoço no hotel.

O desafio é grande… mas só quem faz o “Caminho” sabe o que isso é e o que ele representa. Acreditem: quem faz o “Caminho” uma vez, vai querer fazê-lo novamente.
Em grupo ou individualmente, por etapas ou seguido, existem sempre momentos difíceis que motivam os peregrinos, caminheiros, a desistir do seu objectivo, mas… o “Caminho” tem magia! Ele dá, no momento certo, o “empurrão”, a ajuda e a motivação para prosseguirem.

Com sol ou com chuva, com calor ou com frio, independentemente da hora, o cumprimento entre os peregrinos, caminheiros, de qualquer nacionalidade, é sempre: «Bom Caminho!»

Por Rosa Maria, 1-08-2021

Programa

Etapas Datas Percursos km (+/-)

01.ª 25-09-2021 Porto (Sé) – Vila do Conde 31
02.ª 09-10-2021 Vila do Conde – Esposende 24
03.ª 23-10-2021 Esposende – Viana do Castelo 26
04.ª 13-11-2021 Viana do Castelo – Caminha 28
05.ª 27-11-2021 La Guardia – Oia 20
06.ª 11-12-2021 Oia – Baiona 20
07.ª 22-01-2022 Baiona – Vigo 27
08.ª 29-01-2022 Vigo – Arcade 25
09.ª 05-02-2022 Arcade – Combarro 23
10.ª 19-02-2022 Armenteira – VilaNova de Arousa* 24
11.ª 12-03-2022 Vila Nova de Arousa – Padrón 29
12.ª 26-03-2022 Padrón – Santiago de Compostela** 25
27-03-2022 (dia livre em Santiago) – Regresso a casa

*– Rota da Pedra e da Água, um trilho deslumbrante que segue paralelo ao rio Armenteira, rodeado de uma exuberante vegetação e recantos encantadores.
**– Estada (1 noite, com jantar e pequeno-almoço) em Santiago de Compostela.

Realização:
de 25 de Setembro de 2021 a 27 de Março de 2022
Inscrição até:
15 de Setembro
Ponto de encontro:
Sé do Porto na 1.ª etapa. As restantes, na Praça de Francisco Sá Carneiro
Hora:
a definir
Valor:
300 euros (25 euros por etapa)
Suplemento de quarto individual: 27 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
210 euros (17,50 euros por etapa)
Taxa de inscrição: 36 euros
Inscrição inclui:
transporte em autocarro para cada etapa, guia, estada na última etapa com jantar e pequeno-almoço (obrigatória a participação em todas as etapas), Compostela e seguro
Inscrição não inclui:
refeições em cada etapa e despesas de carácter pessoal
O pagamento poderá ser efectuado em até:
6 (seis) prestações, com início na data da inscrição, 2 (duas) em Novembro, e final em Dezembro
Recomendações:
faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt

Deve ter boa preparação física, e usar calçado e roupa adequados. Sugerimos que leve merendas ligeiras para ir comendo ao longo das etapas. Este evento realiza-se com um grupo de aproximadamente 25 participantes.

Dicas úteis: sapatilhas ou botas de caminhada para todo o terreno (de preferência um número acima daquele que habitualmente calça) e já com alguns quilómetros de uso. Nunca use calçado novo. Meias antibolha ou, em alternativa, 2 pares de meias sem costuras. Hidrate bem os pés antes de se calçar (Vicks Vaporub ou pomada Lauroderme são uma boa opção). A roupa deve ser prática e folgada, para não condicionar os movimentos. Um par de calças e um poncho impermeáveis devem andar sempre na mochila (o poncho é um bom complemento, mesmo por cima do “kispo” ou do corta-vento, porque cobre a mochila). Um bastão pode dar jeito, embora o Caminho da Costa não tenha grandes declives. Na mochila, leve sempre água, fruta e uma merenda do seu agrado. Haverá etapas em que não encontraremos cafés ou restaurantes durante vários quilómetros e os que existem não aceitam reservas para grupos grandes. Confirme se tem o Cartão Europeu de Seguro de Doença dentro da validade e leve-o consigo a partir da 5.ª etapa. Por último, leve sempre o seu melhor sorriso, a boa-disposição e o espírito de equipa.
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Grupo Desportivo
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos