Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Desportivo >

imprimir
Triatlo Multisport Weekend 2022
"O triatlo tem-se revelado uma boa surpresa... Aventurem-se"

As margens do rio Mondego em Coimbra acolheram, pelo segundo ano consecutivo, o Multisport Weekend – um evento desportivo único, que juntou milhares de atletas de triatlo e outras modalidades, de 10 a 12 de Junho, e que contou com a presença de dois atletas patrocinados pelo Grupo Desportivo.

Para memória futura deixamos as crónicas que ambos enviaram.

Por Jorge Silva
Estive em Coimbra no MultiSport Weekend 2022, a participar numa prova de triatlo, na distância-rainha 3,8 km a nadar, 180 km de bicicleta e 42,2 km a correr.

Prova muito bem organizada pela MultiSpoart.

Nesta prova estavam inscritos 130 participantes (122 homens e 8 mulheres); no entanto, só 100 iniciaram a prova, que começou às 7 horas com partidas de 30 atletas de 2 em 2 minutos, o que evitou um grande número de atletas nos primeiros metros, deixando de haver a confusão inicial.

No segmento de natação nunca tinha nadado distância semelhante em águas paradas – foi uma braçada a seguir à outra e terminei este segmento em 1:38:44. Em seguida a bicicleta, num dia muito quente, rondava os 37ºC, com vento contra – a dita nortada! –, nas zonas onde subia ligeiramente, foi duro, mas cheguei ao fim, com 7:04:04, e ainda faltavam os 42,2 km da maratona. Foi gerir o esforço com o objectivo de chegar ao fim terminando este segmento em 5:15:46. Com o tempo perdido nas transições, terminei o meu 1.º full distance/iron man em 14:13:02.

Objectivo concretizado ao terminar uma prova-rainha do triatlo.

Por Carlos Canito
Já imaginaram qual seria o tempo necessário para concluir uma maratona? Agora pensem numa actividade física que exige sensivelmente o triplo do tempo e esforço.

Realizei-a na bela cidade de Coimbra, local que acolheu durante 3 dias milhares de atletas – nacionais e internacionais. Estes competiram em várias provas, que vão desde uma travessia nocturna em águas abertas no rio Mondego até desafios de aquabike, duatlo e triatlo.

Cheguei ao local no sábado por volta das 16.30h para resolver as questões logísticas e deparei-me de imediato com uma temperatura de 35,5ºC. Para o dia seguinte esperava-se um aumento de 1 a 2 graus pelo que se antevia uma competição dura e psicologicamente exigente. As expectativas comprovaram-se. A prova tem um percurso de 3800m de natação no Mondego, 180km de ciclismo e uma maratona de 42km que percorre a bonita mata do Choupal.

É a terceira vez que finalizo uma prova desta dimensão, vulgarmente designada iron man, mas desta vez precisei de bastante mais tempo: 12:44.

Por mais difíceis e inultrapassáveis que muitos obstáculos se afigurem, acabam por se resumir a simples etapas que, com método, resiliência e persistência são superados.

O triatlo tem-se revelado uma boa surpresa em vários níveis, nomeadamente o prazer que decorre de todas as relações que vão sendo construídas ao longo do tempo.

Fica o desafio para quem quiser experimentar. Aventurem-se.

Por Direcção Nacional, 6-08-2022




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos