Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Viagens em Grupo >

imprimir
Encontro de reformados em Salamanca
Por aqui passou Portugal, de 5 a 8 de Outubro

Lisboa, Ciudad Rodrigo, Salamanca, Coreses, Zamora, Alcañices, Toro, Valladolid, Tordesilhas

O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de Junho de 1494, foi celebrado entre o reino de Portugal e o recém-formado reino de Espanha para dividir as terras «descobertas e por descobrir» por ambas as coroas fora da Europa.

Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.

O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas e as das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como Cipango e Antília.

Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal, e os territórios a oeste, a Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha a 2 de Julho e por Portugal a 5 de Setembro de 1494.

Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de Abril de 1529.

No contexto das relações internacionais, a sua assinatura ocorreu num momento de transição entre a hegemonia do papado, poder até então universalista, e a afirmação do poder singular e secular dos monarcas nacionais – uma das muitas facetas da transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Para as negociações do tratado e a sua assinatura, D. João II de Portugal designou como embaixador D. Rui de Sousa na corte da sua prima de Castela (filha de uma infanta portuguesa). Os originais de ambos os tratados estão conservados no Arquivo General de Índias em Espanha e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo em Portugal.

As condições gerais da viagem estão disponíveis na nossa página em http://www.gdbpi.pt/main.asp?id=25&parentid=4&detalheid=2609

Por Direcção Nacional, 12-02-2017

Programa

5 de Outubro – Lisboa / Ciudad Rodrigo / Salamanca / Coreses
Saída de Lisboa em direção a Ciudad Rodrigo, continuando para Salamanca. Almoço e visita ao centro histórico, com passagem pela Plaza Mayor, Catedrais Nova e Velha e Casa das Conchas. Visita ao Museo Art Nouveau y Art Déco e Casa Lis; Segue-se para Coreses, jantar e alojamento no hotel.

6 de Outubro – Coreses / Zamora / Alcañices / Toro / Coreses
Saída em direcção a Zamora para visita à catedral românica, à Iglesia de la Magdalena, às plazas Viriato e Mayor, ao Mirador del Troncoso, e às ruínas do castelo, com evocação ao Tratado de Zamora, que deu lugar em 1143 ao aparecimento de Portugal como país soberano num acto liderado por D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela. Almoço. Continuação para Alcañices com paragem e visita ao centro histórico e evocação do Tratado de Alcanices, assinado em 1297 pelo nosso rei D. Dinis com Fernando IV de Castela. Segue-se para Toro com pequena paragem para visita ao centro histórico e passagem pelo Alcázar. Regresso a Coreses, jantar e alojamento.

7 de Outubro – Coreses / Valladolid / Tordesilhas / Coreses
Saída com destino a Valladolid para visita guiada pelo centro histórico e seus monumentos, como o edifício do Ayuntamiento, a Rua Juan Mambrilla, o Canal de Castilla, a Casa de Cervantes, a Catedral, o Convento de Santa Isabel, a Igreja de Santa María la Antigua, e El Pasaje. Almoço en La Parrilla de S. Lorenzo (lechazo de raza churra asado en nuestro horno de leña). Continuação para Tordesilhas, com visita ao centro histórico e ao Museu do Tratado, ao Museu y Centro Didáctico del Encaje de Castilla y Léon, e ao Real Mosteiro de Santa Clara.
Jantar, regresso a Coreses e alojamento.

8 de Outubro – Coreses / Ciudad Rodrigo / Lisboa
Check-out e saída para Ciudad Rodrigo com visita ao centro histórico. Almoço.
Regresso à origem.

Realização:
de 5 a 8 de Outubro
Inscrição até:
10 de Setembro
Ponto de encontro:
Sete-Rios, junto da entrada do Jardim Zoológico de Lisboa
Hora:
7.00h
Valor:
575 euros
Suplemento de quarto individual: 95 euros
Taxa de inscrição: 36 euros
Inscrição inclui:
transporte em autocarro, alojamento em regime de pequeno-almoço, sete refeições, seguro de acidentes pessoais
Inscrição não inclui:
despesas de carácter pessoal
O pagamento poderá ser efectuado em até:
12 (doze) prestações, com início em Fevereiro, duas em Abril e em Novembro, e final em Novembro
Recomendações:
faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Ponto por Ponto, Rua da Cidade de Espinho, 3-r/c – 5000-611 Vila Real, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Real, e com o RNAVT n.º 3645
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos