Pesquisa

Parceiros

Página Inicial > Cultural > Arquivo de 2022

Fábrica de papel da Portucel
Para não esquecer o património histórico e monumental da região, complementamos a visita com um passeio ao centro histórico de Setúbal – uma cidade, que tão perto de Lisboa, continua tão mal conhecida de muitos.

O Feiticeiro de OZ, no Gelo
De 26 de Novembro 8 de Janeiro. “O Feiticeiro de Oz no Gelo” é um espetáculo para toda a família, que irá encher o próximo Natal de magia, sonhos e música contagiante. Venha daí, e aproveite esta oferta do Grupo Desportivo.

O Feiticeiro de OZ
O Feiticeiro de OZ é uma peça de teatro para miúdos e graúdos, que de alguma forma faz parte do imaginário das crianças. O Grupo Desportivo consciente de que o teatro faz parte da cultura dum povo, quer levar os sócios ao teatro, nomeadamente os mais novos.

Viagem às jóias da Andaluzia
No Domingo dia 2 de Outubro bem cedinho juntaram-se em Sete-Rios à porta do Jardim Zoológico 30 aventureiros que iriam numa “caça ao tesouro” às jóias da Andaluzia.

Encontro de Coros em Viseu
O Coro tem exercido a sua função cultural, pedagógica, recreativa e social ao longo dos seus 43 anos, e continua sempre aberto à admissão de novos elementos. Para os interessados, ensaia semanalmente à Quinta-feira das 16 às 18 horas nas instalações do Grupo Desportivo.

Visita às minas de sal-gema, em Loulé, ...
Concluída a visita guiada, pela reacção de muitos participantes, expressa no grupo Minas de Sal-Gema, que a organização criou no whatsApp antes da viagem, a satisfação foi geral.

Ponte 516 e passadiços em Arouca
Trinta e um aventureiros saídos da cidade do Porto resolveram desafiar os seus medos (será?) e atravessar a famosa e bela ponte suspensa (516 metros de comprimento e 175 metros de altura) localizada em Arouca.

A Estrada Nacional 2 (N2)
A N2 é a mais extensa estrada portuguesa, somando 739,26 quilómetros e a única na Europa que atravessa um país em toda a sua longitude.

De Viana ao Porto
Visitámos o Porto e tudo correu bem. Não éramos muitos. Com a família Albuquerque éramos 15. Saímos de Viana pelas 9.00h e chegámos às 10.30h. À nossa espera estava um guia e o presidente.

Vamos celebrar o Dia Mundial da Fotografia?
A fotografia nasceu há 183 anos! O dia 19 de Agosto de 1839 amanheceu com uma notícia que veio, de facto, a mudar o mundo: o governo francês anunciou, oficialmente, a invenção da fotografia.

Vitórias na Fotografia Subaquática
… medalha de ouro na categoria de Peixes e a de bronze na de Grande Angular com Mergulhador no III Campeonato Europeu CMAS, e também o segundo lugar na classificação geral e a melhor fotografia de Peixe no I Open Internacional de Fotografia e Vídeo Subaquático…

Vamos aprender a fazer caixas
Mais uma aprendizagem prática de que espero que gostem. Olhem para as fotos que é importante.

Gosta(s) de dançar?
Pratica(s) alguma actividade física sem ser dança? E que tal unir os dois? DanceFit pode ser praticada por qualquer pessoa, e agora está disponível no Porto.

II Encontro de Coros do Grupo Desportivo BPI
No Dia Mundial da Música, deslocámo-nos a Viseu, almoçámos em Moselos e demos espectáculo com 4 coros diferentes.

Visitas ao Porto
Começámos em Braga, passámos por Viana do Castelo e agora vamos a Vila Real. Como aconteceu nas visitas anteriores o Grupo Desportivo porá à disposição transporte para o Porto.

Lisboa – Fátima, pelo caminho do Tejo – II
Depois do êxito da primeira caminhada/peregrinação, não podíamos deixar de voltar a percorrer o caminho de Fátima, também conhecido por caminho do Tejo. Este evento está disponível para todos os colaboradores do Banco BPI, quer sejam ou não sócios do Grupo Desportivo.

Museu Art-Déco
Pouco antes do início da pandemia abriu em Lisboa um museu consagrado à art-déco, movimento que floresceu logo após o da arte nova e foi precursor do modernismo.

Jogos Cruzados
Lindos tabuleiros de xadrez, de damas, do gamão e de tantos outros, mesas de jogo dos mais diversos feitios, e caixas tão variadas e belas; as peças, de beleza e raridade sem palavras …

18.º aniversário do Orfeão Portuscale
Eucaristia na Igreja da Lapa e jantar na Casa da Beira Alta

IPF - Instituto Português de Fotografia
Calendário dos cursos de formação disponíveis até final do ano corrente.

Museu do Tesouro Real
Um dos mais discutidos e polémicos projectos culturais dos últimos anos, o Museu do Tesouro Real, é a nossa proposta para a visita do mês de Novembro.

Espectáculos de Natal - 2 musicais no gelo
2 (dois) novos espectáculos musicais no gelo, ao vivo, no Marshopping em Matosinhos e no Allegro de Alfragide, perto de Lisboa.

Serralves em Luz
Visite o Serralves em Luz e desfrute de uma noite verdadeiramente luminosa.

Dia Mundial da Música
Integrado no Dia Mundial da Música o Grupo Desportivo e Cultural dos Empregados do Banco BPI congratula-se em poder divulgar o seu II Encontro de Coros a realizar em Viseu.

Vamos celebrar o Dia Mundial da Fotografia?
Fotografar o BPI com o tema “Eu e o meu BPI” é o desafio do Grupo Desportivo a todos os Colaboradores, no ativo ou na situação de Reforma.

A propósito da Ponte de Arouca
Bastaria dizer que Portugal é o melhor país do mundo, o mais bonito, com as mais belas vilas e cidades – escuta-se por aí –, praias de sonho, ilhas paradisíacas e campo de fazer inveja. O assunto ficava arrumado e não corria o risco de esquecer ...

Ir para fora cá dentro!...
Esta visita foi mais curta, mas não deixou de ser intensa! No dia 25 saímos de Sete-Rios às 8.30h rumo às Caldas da Rainha. A pouco mais de uma hora de Lisboa, descobre-se uma cidade que se orgulha de ser refúgio terapêutico e artístico ...

Do Porto a Fátima em 12 etapas
Pelo Caminho de Santiago, em sentido oposto. Porto / Lourosa / Oliveira de Azeméis / Albergaria-a-Velha / Águeda / Mealhada / Coimbra / Condeixa-a-Nova / Rabaçal / Ansião / Freixianda / Ourém / Fátima. 12 etapas = 230 km.

Trilho do Corno de Bico, em Paredes de Coura
Trilho de natureza, ao longo de caminhos rurais, especialmente belo na Primavera e no Outono, pela riqueza dos seus bosques mistos caducifólios, quando os cromatismos sazonais criam um autêntico espectáculo de cor.

Caminhada a Fátima em 6 etapas
Etapa espectacular. Um grande obrigado a todos, ao … pelo apoio e pelo incentivo dados, em especial pelo moscatel e pelo bolinho de chocolate. Bom dia, boa viagem de regresso! É muito bom conhecer-vos, quem sabe vamos juntos a Santiago?

Caminho de Santiago pela Costa – 12.ª etapa
Padrón / Santiago de Compostela. Finalmente, terminámos o périplo de 12 etapas. Qualquer esforço merece a pena para chegar à praça do Obradoiro e, por fim, abraçar o apóstolo Santiago.

Caminho de Santiago pela Costa – 11.ª etapa
Publica-se as versões de dois grupos, os da frente e os atrasados.

Orfeão Portuscale
No trimestre passado estivemos: em 28 de Maio, no Encontro de Coros da PT, no Porto; em 5 de Junho na AMOS – Associação de Moselos, próxima de Viseu; e em 26 de Junho em Gondomar, com o Fernando C. Lapa/Canções do outro lado da rua.

Calendário das caminhadas para o ano de 2023
As caminhadas, ou pedestrianismo, são tão antigas como o homem. Partilhamos as nossas caminhadas para 2023. Esperamos que gostem e participem.

Minas de Sal-Gema – Loulé… e outro património algarvio
… outro património algarvio, onde se incluem a antiguidade árabe de Paderne, o gótico meridional de Santa Bárbara de Nexe, os esplendores barrocos de Almancil, e do palácio e jardins de Estoi.

Igrejas do Porto
Não é à toa que Portugal, nomeadamente o Porto, é um dos destinos mais procurados para turismo.

Ponte Pedonal de Arouca
Suspensa no céu, 175 metros acima do rio Paiva, em pleno Arouca Geopark, território da Unesco, nasce a 516 Arouca.

Visitas ao Porto
Começámos com Braga e vamos agora para Viana do Castelo. Como aconteceu na visita anterior, o Grupo Desportivo porá à disposição transporte para o Porto.

Jogos Cruzados – Museu Nacional de Arte Antiga
Não perca esta oportunidade única, visitável só até ao mês de Setembro!

Cruzeiro de S. João no Porto
Sob a chancela do Grupo Desportivo BPI, embarcámos no Pirata do Douro e… o fogo foi seguido por milhares de foliões em ambas as margens e por nós, num merecido mimo, no convés da embarcação.

Calendário das Visitas Guiadas 2022/2023
Caros associados e amigos, mais um ano se passou, e assim vimos, mais uma vez, apresentar o calendário das Visitas Guiadas para 2022/2023, com novidades e algumas repetições, que infelizmente não puderam realizar-se este ano, ...

Curso prático de cozinha
Venha aprender a ser prático na sua cozinha!

Cursos de Formação Artística
Estão a decorrer, desde 1 de Julho e até 23 de Setembro, as inscrições para os cursos de formação artística, época de 2022-2023.

Dia Mundial dos Avós
Sabiam que o Dia dos Avós tem origem portuguesa?

Concurso - Dia Mundial da Saúde
O Grupo Desportivo assinalou no dia 7 de Abril, o Dia Mundial da Saúde com um concurso que versava o tema "Nosso planeta, nossa saúde" e para o qual contamos com 12 participantes.

Concurso de Quadras
O Grupo Desportivo vai promover um Concurso de Quadras sobre os Santos Populares.

Coro do Grupo Desportivo
O Coro do Grupo Desportivo do BPI informa que retomou as suas actividades. Para os interessados (senhoras e homens) continuam abertas as inscrições. Poderá inscrever-se na "Aula de Teoria Musical" ministrada às 18 horas após o ensaio do Coro,

De comer e chorar por mais
Estamos a falar do Devagar, Devagarinho, que tem tudo que ver com aquilo que queremos para a última quinta-feira de cada mês: comida, bebida, fados… e nada de pressas.

Dia Internacional dos Museus
O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de Maio foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover uma reflexão sobre o papel dos museus.

Caminho de Santiago pela Costa – 10.ª etapa
Quero agradecer ao Grupo Desportivo do BPI nas pessoas do José Caldas e da Rosa Maria pela dedicação, pelo empenho e pela organização, e a todos os caminheiros pela companhia e pelos excelentes momentos que me tem proporcionado.

Caminho de Santiago pela Costa – 9.ª etapa
Mais do que fotografias/vídeos, ficam as memórias de todos os momentos bem passados neste grupo tão heterogéneo.

Crónica da visita guiada a Aljustrel
… haveremos de voltar a Aljustrel e entrar numa galeria mineira, conhecer histórias de carne e osso na primeira pessoa, ver novamente o campo em redor… Haveremos de voltar a Aljustrel para isto e muito mais.

Caminho de Santiago pela Costa – 8.ª etapa
Após o pequeno-almoço em Valença depressa chegámos ao ponto de partida para a caminhada de hoje, a paróquia da Imaculada Conceição. Fez-se a tradicional foto de grupo e a oração do caminheiro.

Visita à residência do primeiro-ministro
Além das suas funções de representação, pudemos perceber como o palacete é hoje, também, um pequeno mostruário da arte do século XX português.

Eis-nos na Serra da Estrela
À procura da neve, rumámos a caminho da Torre, mas com a chuva e o nevoeiro, intensos, não nos foi permitido avançar.

Caldas da Rainha
As propostas são diversas. Para além do encantador Museu de Cerâmica da tradição de Rafael Bordalo e do conjunto termal, é ocasião, por exemplo, para um giro à lagoa de Óbidos e para a região circundante.

Karting – calendário de actividades
Se gostas de desportos motorizados e em particular do Karting, aparece, junta-te a nós e participa, individualmente ou em equipa.

Caminho de Santiago pela Costa – 7.ª etapa
8 de Janeiro de 2022, 7.15h, 7.ª etapa, Baiona – Vigo, primeira caminhada do ano. Foi óptimo o reencontro, as caras deixavam transparecer boa-disposição e os olhares diziam: vamos a isto!!

Trilho dos Moinhos, na Lousã
Percurso inserido na Rota dos Caminhos do Xisto da Lousã, com início na câmara municipal, passa pela igreja matriz.

Orfeão Portuscale
As próximas actuações serão a 28 de Maio, no Encontro de Coros da PT, no Porto, e a 5 de Junho, a realizar na Amos – Associação de Moselos, próxima de Viseu.

Visitas guiadas ao Porto
A primeira visita abrangerá os sócios do distrito de Braga.

Percurso Pedestre Maria da Fonte - CANCELADO
O PR1 – Maria da Fonte tem início e fim no parque do Pontido e é uma merecida homenagem à heroína popular que marcou profundamente a história do concelho da Póvoa de Lanhoso.

Ponte de Arouca
Uma maravilha da engenharia e da técnica, digna de entrar, com toda a justiça, no Guinness Book of Records, é o pretexto deste nosso passeio-aventura.

Trilho da Varanda do Coura
… impressionamo-nos com as majestosas paisagens ao redor, destacando-se ao longe, para sudoeste, a serra d’Arga; para sudeste, o monte do Bom Jesus, em Braga; a nascente as serras da Peneda e do Soajo; e a norte as montanhas da Galiza…

O Amor é tão simples
Guilherme de Andrade é um famoso actor com uma vasta legião de fãs, que atraídos pelo seu charme e carisma, transformam a sua casa num verdadeiro caos

Concurso - Dia Mundial da Saúde
O Dia Mundial da Saúde é comemorado anualmente em 7 de abril e tem por finalidade alertar a população sobre alguns dos problemas de saúde mais relevantes da atualidade. Essa data foi escolhida para coincidir com o dia ...

Dia Mundial do Teatro
Dias 25, 26 e 27 de Março vá ao Teatro e o Grupo Desportivo comparticipa o valor dos bilhetes em 50%. Veja as condições.

Festival, Cantar em Liberdade
O Orfeão Portuscale agradece o convite para participar neste festival

Caminho de Santiago pela Costa – 6.ª etapa
Crónica dos Bons Malandros, caminheiros do Grupo Desportivo do BPI. De Oia até Baiona. Às 13.20h chegámos a Baiona. Aqui fizemos a pausa para o café em frente ao Castelo de Monterreal.

Caminho de Santiago pela Costa – 5.ª etapa
Chegámos ao histórico Mosteiro de Santa Maria de Oia, situado em pleno litoral. Dele parte outra das denominações para este itinerário: o caminho monacal. O alçado do mosteiro, de fins do século XII…

Da Serra ao Mar - 1ª Etapa
De Sistelo a Viana do Castelo em 4 etapas, uma caminhada, de aproximadamente 80 km, com início na aldeia de Sistelo (Arcos de Valdevez) …

Almoço, com amigos e animação
«Saudade» é uma palavra bem portuguesa que em muitos momentos está presente, a propósito seja do que for: ou são as ausências, ou são as impossibilidades, ou são o que quer que seja que nos impeça o contacto e o convívio.

As Minas de Aljustrel
No coração do Baixo Alentejo, Aljustrel ocupa um lugar importante na história do património português. O que de facto lhe dá identidade própria é o seu passado mineiro, já aproveitado em época romana, quando tinha o nome de Vipasca…

Percurso de Monção
O Percurso de Monção Ecopista do Rio Minho começa junto à EN 403, de acesso à ponte internacional, e prolonga-se em direcção a Valença, encontrando-se com o Percurso Valenciano na fronteira dos dois concelhos, entre Lapela e Friestas.

Serra da Estrela
… esta viagem proporcionará também uma abordagem da cultura produtiva local, nos seus lugares de fabrico e nos museus que a imortaliza: o queijo, o pão, as lãs e o burel…

Residência oficial do primeiro-ministro
Típico palacete da Lisboa romântica, é possível, actualmente, visitar o extenso jardim e boa parte dos interiores, que exibem um importante acervo de obras de arte de artistas portugueses.

Caminho do Xisto, da Lousã
O caminho que não se escolher para subir será aquele por onde se irá descer. No sector entre a Sra. da Piedade e o Castelo, o traçado coincide com o PR 2. Caso opte pelo sentido sugerido, o regresso passa pelo Castelo…