Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Visitas Guiadas > Arquivo de 2015

Palacete do Torel e Igreja da Encarnação
Lisboa é conhecida pelas suas sete colinas, e o Torel Palace situa-se numa delas, entre a glamourosa Avenida da Liberdade e o imponente Castelo de São Jorge.
 
Exposição Josefa d’Óbidos
Pintora barroca, uma das raríssimas artistas portuguesas da época, que não se limitou às imagens de devoção que na verdade a tornaram famosa.
 
El Greco no Museu Nacional Arte Antiga
Visita à Exposição Temporária. Dois em um…nesta visita propomos dois apontamentos no Museu Nacional Arte Antiga.
 
Visita à freguesia de Miragaia, Parte II
Miragaia é a única freguesia do chamado Centro Histórico cujo território se situa fora da velha Cerca Fernandina. A origem da palavra «Miragaia» é algo nebulosa.
 
Visita à freguesia da Vitória, Parte II
Como vimos na 1ª parte da visita a esta freguesia, a freguesia da Vitória nasceu em 1583 com o desmembramento da freguesia da Sé, da qual se foi tornando aos poucos a grande rival.
 
Lisbon Story Center e Capela de São Roque
O Lisbon Story Center é um centro interpretativo da história da cidade de Lisboa localizado na Praça do Comércio, e a Capela de S. Roque faz parte do Arsenal da Marinha.
 
Museu dos Coches de Lisboa
Outros, mais simples, estão no entanto carregados de história, como a carruagem onde foi assassinado o rei D. Carlos, ainda com os buracos das balas do Buíça.
 
Visita à Sé, Parte II
Vamos dar início a um novo ciclo de visitas guiadas. Começamos precisamente pela mesma freguesia da Sé, com que iniciámos este tipo de eventos.
 
Passeio a Lisboa
Foi com enorme prazer que passámos um belíssimo fim-de-semana no chamado Triângulo Dourado.
 
Museu da RTP
Esta visita ao Museu da RTP foi sobretudo a visita das nossas memórias.
 
Um fim de época em Portalegre
Uma visita inesquecível à manufactura das famosas tapeçarias, produto de (alto) luxo único no mundo.
 
Pelas linhas de Torres (Vedras)
Descobrimos o Hospital Militar de Runa, edifício neoclássico pioneiro no assistencialismo moderno em Portugal e na Europa.
 
Calendário das Visitas Guiadas 2015/2016
Esperamos por si, com a certeza de que se vai sentir bem na nossa companhia e com as propostas que lhe sugerimos.
 
Exposição Josefa d’Óbidos
No Museu Nacional de Arte Antiga a exposição Josefa d’Óbidos e a Invenção do Barroco Português respeita a toda a cultura visual, religiosa e literária do barroco português.
 
O Porto e o S. João
Porque estamos no mês do S. João, é muito oportuno fazermos um regresso ao passado e revisitarmos o que era e como se festejava o S. João, há 100 anos atrás.
 
Portalegre à vista
Um fim-de-semana com grande interesse histórico e cultural, que pretendemos dar a conhecer de forma serena e descontraída.
 
Manhã na Igreja de S. Vicente
Pudemos visitar alguns dos seus espaços menos conhecidos, o Panteão Régio e passear nos terraços recentemente abertos ao público.

 
No Museu da Marioneta
Juntar diferentes gerações num mesmo espaço e com um objectivo comum foi o nosso plano, e na minha opinião… um sucesso!

 
As Linhas de Torres (Vedras)
A dois passos de Lisboa encontramos as famosas linhas de Torres – terras férteis pinceladas com muita cor, a costa atlântica ao sabor das ondas, rica em gastronomia e gente que o acolhe de braços abertos.
 
Freguesia de Nevogilde
Visita guiada pela história portuense. Entre Matosinhos e a Foz
 
Freguesia de Aldoar
A freguesia de Aldoar é a mais rural da cidade do Porto. Historicamente todo o território de Aldoar e não só, esteve na posse da Ordem de Malta, tendo colocado marcos a demarcar a área. O único marco que ainda é visível está no Parque da cidade.
 
Visita ao Museu da RTP
Uma visita à história da rádio e da televisão em Portugal, numa animada sessão em que percorremos não apenas os progressos técnicos das caixinhas que mudaram o mundo.
 
Hippotrip…uma aventura anfíbia em Lisboa
Passeio fantástico para realizar em família e que esperamos se volte a repetir. Até lá sugerimos que vão treinando para gritarem bem alto “Hippo, Hippo…Urray”
 
S. Vicente de Fora e Fundição Militar
Para muitos, S. Vicente é a mais bela das igrejas de Lisboa. Mesmo que o não seja, é com certeza uma das mais monumentais, a par dos Jerónimos ou da Sé Catedral.
 
Freguesia de Lordelo do Ouro
A freguesia de Lordelo do Ouro só em 1836 é que foi anexada ao Porto. Tal como a sua congénere de Massarelos, também Lordelo esteve sempre ligada às lides fluviais. Dos seus estaleiros saíram muitas das embarcações construídas nos séculos XVIII e XIX.
 
Mafra e Ericeira
No âmbito das visitas «Gastronomia via ferrovia» visitámos o convento de Mafra, um edifício grandioso e único monumento nacional em estilo barroco.
 
Uma aventura em Lisboa
O Hippotrip faz o que mais nenhum veículo consegue fazer, permitindo-lhe que explore Lisboa por Terra e por Mar durante um percurso guiado muito cativante e cheio de diversão.
 
Freguesia de Massarelos
Freguesia ribeirinha por excelência, desde sempre ligada às lides da pesca. A freguesia foi sendo terra de gentes ligadas ao rio, depois ao bacalhau. Hoje a freguesia é um misto de popular (zona ribeirinha) e elitista (como as zonas de Guerra Junqueiro e Campo Alegre.
 
Conimbriga
Crónica de uma viagem anunciada pelo Grupo Desportivo. Tropas veteranas com alguns novos reforços, marcharam em direção à mui vetusta cidade de Conímbriga.
 
Museu da Carris
Desta vez não fugimos dos “picas” da Carris nem andámos à pendura nos eléctricos, aventuras que quase todos conhecemos. Pelo contrário, ficámos a conhecer a história centenária da Companhia.
 
Mosteiro e colégio das meninas de Odivelas
Fundado por D. Dinis em terras régias, doado à Ordem de Cister, o Mosteiro de Odivelas tornou-se um dos mais importantes conjuntos monásticos portugueses, tendo o rei decidido fazer-se ali tumular, no primeiro grande monumento funerário do gótico português
 
Freguesia de Campanhã
Viagem a um outro Porto. Aqui não temos arquitectura especial, o ambiente é essencialmente o rural. A estação de comboios passa por ser o emblema desta freguesia.
 
Museu da Marioneta
Esta será uma visita diferente, onde se misturam gerações e o resultado final vai deixar recordações principalmente nos mais pequenos.
 

Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos