Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Eventos Temáticos >

imprimir
Viagem ao Natal de Vigo
A árvore de Natal gigante na Praça da Porta do Sol

O dia 1 de Dezembro de 2023 foi dia de passear com o Grupo Desportivo do BPI ao Natal de Vigo.

Eu confesso que me inscrevi na última hora, depois de grande pressão de alguns colegas da DCR, pois tinha referido que precisava de dormir o dia todo para recuperar do nosso exigente ritmo de trabalho.

Ponto de encontro da partida: 10.30h à frente do Museu do Dragão, no Porto. A manhã do dia 1 começou bem fresca, estavam cerca de 10 graus, e eu e a Ana Pires chegámos por volta das 10.15h porque a Ana Pires é membro da organização, e deve dar-se o exemplo.
Um a um – e alguns com família e amigos – foram chegando ao Museu do Dragão, para por volta das 10.40h começarmos a nossa viagem a Vigo. Foram duas camionetas que o Grupo Desportivo organizou, fui na número 1.

Do Porto fomos até Valença a ouvir música tradicional portuguesa a gosto do nosso motorista, para depois se fazer uma paragem obrigatória para um cafezinho já por volta do meio-dia.
Chegámos a Vigo ainda antes das 14.00h, mas encontrámos muito trânsito para entrar na cidade. Eram sobretudo portugueses do Norte, carago!!! Portugal invadiu Vigo, só se ouviam portugueses na rua, famílias inteiras…

Saímos à frente de El Corte Inglés, na Gran Vía de Vigo, claro. Foi combinado pela organização que para o regresso devíamos estar às 21.30h na outra margem da rua de El Corte Inglés.

Dada a hora de chegada começámos a procurar um lugar para almoçar. Éramos um grupinho de 8 amigos, e andamos nós por Vigo à procura de restaurante, todos lotados, excepto uma hamburgueria próxima da marginal. Fomos muito bem servidos. Os hambúrgueres estavam óptimos, recomendo.

Decidimos parar num café local, rústico… Procurámos, procurámos e nada… Os galegos ainda não estão muito habituados ao café, é o que se pode concluir…
Decidimos começar finalmente a nossa aventura: percorrer as ruas de Vigo para apreciar as famosas iluminações de Natal, esculturas, árvore de Natal gigante na Praça da Porta do Sol, música… havia muita gente, circulava-se muito devagar, mas o ambiente era muito agradável.

Alguns queriam fazer umas compras de Natal para oferecer, e lá fomos nós a entrar e a sair por algumas lojas em Vigo. Parecia a Rua de Santa Catarina no Porto, mas ainda com muita mais gente!

Por último, fomos andar na roda gigante, mas já ao cair da tarde, para vermos do céu as iluminações. Estava tanta gente, tanto português na zona da roda gigante, que havia uma grande fila gigantesca (perdoem-me o pleonasmo); esperámos mais de meia-hora na fila para entrar na roda, mas valeu a pena!!! Foi muito bonito: viam-se lá em cima as luzes da cidade de Vigo, mas também se ouviam os gritos das pessoas que estavam na roda – Ah, ah, ah –, em particular da Sofia, que estava connosco – Eh, eh, eh.

Após a roda gigante fomos procurar um lugar para jantar… mas procurámos, procurámos no meio de tanta gente na rua, que conseguimos arranjar uma loja pequenina com uns bolinhos e empadas típicas para enganar a fome.

Eram quase 20.45h e começámos a ir para o nosso local de encontro, no lado oposto de El Corte Inglés na Gran Vía. Estávamos todos lá por volta das 21.20h, e recebemos um aviso do motorista de que não conseguia levar a camioneta para esse local por proibição das autoridades policiais, o que nos levou a ter de subir a Gran Vía até à rotunda dos cavalos (ufa, ufa, a trabalhar cárdio em Vigo).
Ninguém da camioneta número 1 se perdeu, e chegou a horas ao novo local de partida para o Porto.

Chegámos ao Porto por volta das 23.00h no mesmo local, o Museu do Dragão. Despedimo-nos uns dos outros e foi um até-já para a próxima viagem do Grupo Desportivo.

Ana Pires: valeu a pena a tua insistência para eu me inscrever na viagem ao Natal de Vigo. Obrigado!!

Por Paulo Pereira, 1-02-2024




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos