Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Museu Nacional Ferroviário
No Entroncamento

Pouca-terra! Pouca-terra! Pouca-terra – uh uh uh…….uh…..

Muitos se devem lembrar desta “frase” que em tempos que já lá vão, constava de um dos livros da escola primária, não me recordo, (os anos não perdoam), de que classe.

Não é que tenhamos ido de comboio para o Entroncamento no passado dia 14 de Outubro, mas à hora estabelecida um bom e bem disposto grupo, como sempre, lá partiu para uma viagem que apesar de um pouco longa, decorreu às mil maravilhas, sem qualquer percalço.

Chegados ao Entroncamento, e após uma curta espera, demos início à visita guiada ao Museu Nacional Ferroviário., visita essa digna de ser vista e apreciada, que nos põe em contacto com um passado “longínquo”, e daí o título desta pequena resenha, de um passado mais recente, do presente e ainda de um futuro “muito breve”.

Para uns foi rever e para outros conhecer máquinas a carvão/vapor, máquinas a diesel ainda em circulação, máquinas elétricas do presente e tomar conhecimento das máquinas do futuro que simplesmente deslizam sobre os carris através de eletromagnetismo. Julgo não estar equivocado na terminologia. Apreciamos, ainda, vários tipos de carruagens de transporte, transporte Real, transporte normal, transporte de viaturas, etc. e também comboios em miniatura, um deles oferta feita aos príncipes jovens, (rico brinquedo).

Foi uma visita que valeu a pena, até porque “Recordar é Viver”.

Após a visita e para repor as forças gastas, seguimos para o Restaurante “TrincaNela” para um merecido e bom almoço e após este iniciámos a viagem de regresso, com uma breve paragem em Coimbra, tendo chegado ao Porto felizes e contentes e prontos para mais.

Um Bem Haja ao Grupo Desportivo, neste caso ao seu Diretor Francisco Ribeiro.

Por Antero Duarte, 10-11-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos