Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
À conversa com… Pedro Paraty
Bancário, árbitro FIFA, treinador

Nascido no dealbar do ano de 1970, foi o 4.º dos 5 filhos de Armando e Júlia.

Pai de 2 filhos, 19 e 15 anos – de quem tem muito orgulho –, e casado desde 2001, com uma mulher maravilhosa, de quem continua a gostar muito. Esse ano revelou-se muito importante para a sua vida, já que também ingressou nos quadros do Banco Português de Investimento, onde ficou até hoje.

Na altura, entrou para a equipa de Suporte ao Utilizador, da DSI; por lá ficou até Julho de 2022, altura em que passou a exercer funções de Analista de Sanções na Direcção de Compliance.

Tendo crescido no seio de uma família que vivia futebol, não admirou que, de forma natural, o futebol tenha tropeçado na sua vida.

Efectivamente, o desporto – o futebol e mais tarde o futsal – esteve desde muito cedo no seu dia-a-dia, tendo mesmo assumido várias funções dentro do grupo de rua, que constituiu o Atlético de Tomás Gonzaga.

Em 1994, foi desafiado por amigos, influenciados pelo seu pai, a inscrever-se com eles num curso para árbitros de futebol de 5 na AF Porto. Nunca foi um objectivo, mas adepto da frase que diz que «o saber não ocupa lugar», lá foi também.

Gostou, e após os primeiros jogos arbitrados, ainda como estagiário, num torneio de Fut5 apoiado pela AFP, o bichinho foi acordando e sentiu crescer um outro desafio: aplicar as leis de jogo, de modo certeiro, contribuindo para que o jogo decorresse da melhor forma. E era para si uma alternativa, para ficar ligado à “modalidade”, uma vez que o seu talento com os pés era inferior à sua vontade e aos sonhos que acalentava.

Assim se formou como árbitro e nesse mesmo ano conseguiu integrar a 2.ª divisão do recém-criado quadro de árbitros de futebol de 5, da FPF, após realização com sucesso de dois exames escritos e provas físicas.

Em 1996, ascendeu à 1.ª divisão, e, em 1998, ao quadro Internacional FIFA, onde se manteve até 2012. No final da época 2011/2012, deu por finda a sua carreira na arbitragem, após 18 anos, 16 dos quais na 1.ª divisão, e destes, 12 enquanto árbitro FIFA.

Porque o fenómeno do futebol continua bem vivo dentro de si, largou a arbitragem, mas abraçou outro projecto. Agora é treinador de Formação em Futebol.

No seu currículo já constam 3 clubes: AMCH Ringe, Clube Desportivo das Aves e, desde 2021, Futebol Clube Tirsense.

Por Rui Duque, 10-11-2023



Anexos:

À Conversa com ... . Entrevista a Pedro Paraty




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos