Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
4
 

Página Inicial > Recreativo >

imprimir
Ghee & Marmelo – Uma combinação-estrela deste Outono
Deguste os sabores da cozinha ayurvédica

Um dos segredos da medicina ayurveda é o dom de nos ensinar a cuidar da nossa saúde, de conhecermos quem somos, que constituição temos (Vata, Pita e Kapha), e de entre muitos cuidados e pormenores a ter em consideração, diz-nos com muita sinceridade que alimentos devemos comer e em que altura do ano nos dão mais saúde.

Um dos princípios referidos pelos grandes sábios na literatura é que «não existe nada no universo que não possa ser usado terapeuticamente» (Subhash Ranade, 2006), e um outro ensinamento importante é que devemos consumir apenas alimentos da época. Já se questionaram porque é que certos legumes e frutas não existem durante o ano inteiro? Talvez porque a sua sazonalidade esteja relacionada com as suas propriedades medicinais e terapêuticas, mais adequadas para aquela estação do ano em que aparecem. Não é por acaso que só temos fruta fresca e refrescante como o melão e a melancia no Verão. E quem julga que a redundância dos alimentos é apenas a nutrição e energia que nos dão, está redondamente enganado.

Este sistema médico milenar que é o ayurveda diz-nos muito sobre os alimentos, sobre as suas capacidades de influenciar o nosso humor e estado de espírito, da capacidade de nos desequilibrarem e adoecerem, mas também de nos protegerem e prepararem para as diferenças climáticas, na mudança das estações ao longo do ano ou quando patologicamente precisamos de certos e determinados alimentos que nos ajudam a equilibrar e a trazer a nossa saúde de volta.

O ghee é conhecido como o ouro líquido indiano, com origem nos povos hindus, e também chamado, no ocidente, de manteiga clarificada. Amplamente utilizado na medicina ayurveda para fins culinários e terapêuticos, é feito através da manteiga de leite de vaca, e o seu processo de purificação envolve a sua fervura e decantação, para eliminação de água e elementos sólidos do leite, tornando-o um óleo purificado, de cor dourada e levemente transparente, com múltiplos benefícios para a saúde:

•Rico em ómega-3, que auxilia a equilibrar os níveis de colesterol, reduz inflamações intestinais e dá um boost no sistema imunológico
•Melhora a digestão
•Distribui e conduz os nutrientes para todos os tecidos do organismo com maior eficácia
•Nutre camadas mais refinadas do sistema nervoso, expandindo a memória e a capacidade de aprender
•Fortalece o fígado e os rins e ajuda em problemas de fertilidade
•Rápida fonte de energia por conter triglicerídeos de cadeia média (TCM)

O marmelo é um fruto consumido tradicionalmente em Portugal na época do Outono. Na antiguidade, este fruto representava fortuna, fertilidade e amor, e era muito utilizado como planta medicinal. De cor amarela ou esverdeada, possui uma grande versatilidade e riqueza nutricional, sendo consumido cru, assado ou cozido, ou ainda utilizado na doçaria para preparação de xaropes, geleias, compotas e marmeladas.

As suas propriedades tão nobres fazem dele um fruto tridosha, equilibrando qualquer um dos 3 biótipos (especialmente Kapha e Vata) e por isso muito apreciado e utilizado pelo ayurveda. Tem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes, laxantes, cardiotónicas e adstringentes, e é muitas vezes utilizado para tratamento de problemas digestivos.

É baixo em calorias e rico em fibras, contendo várias substâncias importantes do ponto de vista nutricional, como taninos, pectinas, sais minerais, vitamina C e vitaminas do complexo B. Estes compostos fazem do marmelo um superalimento, que previne contra os danos provocados pelos radicais livres, tendo um papel protector contra doenças crónicas de elevada incidência em Portugal, como o cancro e doenças respiratórias, gastrointestinais e cardiovasculares.

Em suma, o ghee e o marmelo são mais que uma combinação-estrela e um escudo protector das estações frias, secas e húmidas que se avizinham. É uma profunda viagem aos sabores únicos desta experiência degustativa, com toda a vanguarda do potencial terapêutico que lhe é indissociável.

É agora que a mãe-natureza nos começa a oferecer este fruto; é agora que o devemos consumir, e é agora que nos vai trazer mais saúde. Desfrutemos então.
Bom apetite!

Disclaimer/Rodapé:
Embora o ghee seja um alimento com muitos benefícios para a saúde, não deixa de ser uma gordura. Recomenda-se um especial cuidado e moderação na sua utilização e no seu consumo, em leitores com o colesterol elevado, fígado gordo e outras patologias relacionadas.
Este artigo é meramente informativo e não pretende diagnosticar ou tratar qualquer tipo de sintomatologia ou patologia. Em caso de dúvida ou interesse num aconselhamento terapêutico individualizado, contacte o autor para um correcto encaminhamento profissional.


Ingredientes

•4 marmelos médios
•2 colheres de sopa de ghee
•1 colher de café de cardamomo em pó
•1 colher de café de curcuma fresca ralada
•1 colher de café de canela
•1 colher de café de gengibre fresco ralado
•1 colher de sopa de sumo de limão
•2 colher de sopa de açúcar de coco
•Sal dos Himalaias e pimenta-rosa a gosto
•100 ml de água

Preparação

1.Lave os marmelos e corte-os em fatias finas, temperando logo com o sumo de limão para evitar a oxidação;
2.Coza por 3 min em água abundante, escorra a água toda e reserve;
3.Numa frigideira, coloque o ghee, a água, o açúcar de coco e as especiarias todas. Deixe reduzir até ficar com a textura semicaramelizada, parecida a um chutney;
4.Saltear as fatias de marmelo para ficarem bem douradas/ligeiramente tostadas;
5.Sirva de imediato quente ou morno e decore com grãos de pimenta-rosa.

Por António Rosa (Técnico de Medicina Ayurveda), 9-11-2023




Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos