Pesquisa

Calendário
Recreativo
Desportivo
Cultural
Férias e Viagens
Vida Associativa
Parceiros
8
6
1
 

Página Inicial > Férias e Viagens >

imprimir
Salamanca – Convívio de Reformados
de 30 de Maio a 3 de Junho

Por aqui passou Portugal, aquando dos tratados de Tordesilhas, Zamora e Alcañices.

O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas, em 7 de Junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o reino de Portugal e o recém-formado reino da Espanha para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as coroas fora da Europa.

Este tratado surgiu na sequência da contestação portuguesa às pretensões da coroa espanhola resultantes da viagem de Cristóvão Colombo, que um ano e meio antes chegara ao chamado Novo Mundo, reclamando-o oficialmente para Isabel, a Católica.

O tratado definia como linha de demarcação o meridiano 370 léguas a oeste da ilha de Santo Antão, no arquipélago de Cabo Verde. Esta linha estava situada a meio caminho entre estas ilhas (então portuguesas) e as ilhas das Caraíbas descobertas por Colombo, no tratado referidas como Cipango e Antília.

Os territórios a leste deste meridiano pertenceriam a Portugal, e os territórios a oeste, à Espanha. O tratado foi ratificado pela Espanha em 2 de Julho, e por Portugal em 5 de Setembro de 1494.

Algumas décadas mais tarde, na sequência da chamada "questão das Molucas", o outro lado da Terra seria dividido, assumindo como linha de demarcação, a leste, o antimeridiano correspondente ao meridiano de Tordesilhas, pelo Tratado de Saragoça, a 22 de Abril de 1529.

Os originais de ambos os tratados estão conservados no Arquivo General de Índias, em Espanha, e no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, em Portugal.

As condições gerais da viagem estão disponíveis na nossa página em http://www.gdbpi.pt/main.asp?id=4&parentid=0&detalheid=5100

Por Direcção Nacional, 1-02-2018

Programa

30 de Maio – Porto / Ciudad Rodrigo / Salamanca
Saída do Porto em direcção a Ciudad Rodrigo, paragem para almoço, visita ao centro histórico e à catedral. Continuação para Salamanca, check-in no hotel, tempo livre. Jantar no hotel e visita nocturna a Salamanca.

31 de Maio – Salamanca / Coreses
Check-out, visita ao centro histórico de Salamanca, com passagem pela Plaza Mayor, pelas catedrais Nova e Velha, e pela Casa das Conchas. Visita ao Museo Art Nouveau y Art Déco Casa Lis. Almoço, tempo livre, continuação para Coreses, check-in, jantar e alojamento no hotel.

01 de Junho – Coreses / Valladolid / Simancas / Coreses
Saída para Valladolid, visita à Casa de Cervantes, continuação pelo centro histórico, o edifício do Ayuntamiento, a Rua Juan Mambrilla, o Canal de Castilla, a Catedral, a Igreja de Santa Maria la Antigua e El Pasaje. Almoço, tempo livre e regresso a Coreses, com paragem para visitar o centro histórico de Simancas, o castelo e a Igreja de S. Salvador. Jantar e alojamento.

02 de Junho – Coreses / Toro / Rueda / Tordesilhas / Coreses
Saida para Toro, visita ao Museu do Queijo, com degustação; passeio pelo centro histórico, com visita à Colegiata. Visita a uma bodega enterrada com degustação. Almoço e continuação para Rueda com visita às Bodegas Prado Rey, com degustação. Continuação para Tordesilhas e visita ao centro histórico, com passagem pelo Museu do Tratado, o Museo y Centro Didáctico del Encaje de Castilla y León, e ao Real Mosteiro de Santa Clara. Jantar e alojamento.

03 de Junho – Coreses / Zamora / Alcañices / Bragança / Porto
Saída para Zamora e passeio pelo centro histórico, com visitas às praças Viriato e Mayor, à Iglesia de la Magdalena, ao Mirador del Troncoso, à Catedral Românica, e às ruínas do castelo, com evocação ao Tratado de Zamora, que deu lugar em 1143 ao aparecimento de Portugal como país soberano num acto liderado por D. Afonso Henriques e Afonso VII de Castela. Almoço, saída para Alcañices com paragem e visita ao centro histórico, com evocação do Tratado assinado em 1297 pelos reis D. Dinis e Fernando IV de Castela. Regresso a Portugal com pequena paragem em Bragança. Continuação para o Porto.

Realização:
de 30 de Maio a 3 de Junho
Inscrição até:
10 de Maio
Ponto de encontro:
no Capitólio, junto à Câmara do Porto
Hora:
8.30h
Valor:
615 euros
Sócios, cônjuges e filhos a cargo:
560 euros
Crianças dos 4 aos 11 anos: desconto de 50%
Suplemento de quarto individual: 140 euros
Taxa de inscrição: 36 euros
Inscrição inclui:
transporte, seguro, visitas, 5 dias de viagem, 4 dormidas, 9 refeições, bebidas incluídas
Inscrição não inclui:
extras de carácter pessoal na viagem, nos hotéis, nos restaurantes e todos os serviços não indicados
O pagamento poderá ser efectuado em até:
13 (treze) prestações, com início em Fevereiro, duas em Abril e em Novembro, e final em Dezembro
Recomendações:
faça a inscrição on-line na sua área pessoal em https://secretaria.gdbpi.pt
Os cidadãos portugueses em visita turística necessitam de bilhete de identidade ou cartão de cidadão; número mínimo de 40 participantes; os menores de idade viajando sem os pais ou com apenas um deles necessitam de autorização oficial de viagem ao estrangeiro
Para mais informação contacte:
o Grupo Desportivo
A organização técnica é da responsabilidade de:
Ponto por Ponto, Rua da Cidade de Espinho, 3-r/c – 5000-611 Vila Real, matriculada na Conservatória do Registo Comercial de Vila Real, e com o RNAVT n.º 3645
Ficha de Inscrição (pdf)
Ficha de Inscrição (online)



Apresentação Sobre nós Politica de Privacidade Contactos